Você sabia que seu mural do Facebook não mostra todos os posts que todos os seus amigos publicam o tempo todo? Pois é. Se você clicar ali em Página Inicial, verá que seu mural mostrará mensagens com datas esparsas. Pode ser até que a mais “recente” já tenha mais de 10 horas.

Ué… Então significa que nenhum dos meus amigos ou das páginas que eu curto publicaram nada esse tempo todo? Nada disso. O que acontece é que por default o Facebook só mostra para você o que “ele acha mais legal”. Oi? Na verdade, não o que ele acha mais legal, mas o que ele acha que é mais provável que você curta ou comente. O site defende que a quantidade de publicações é tanta que se você visse tudo que todos os milhões de usuários publicam, perderia alguns dos melhores posts porque simplesmente não estava olhando na hora.

Mas peraí… Como o Facebook sabe do que eu gosto? A-há! Para trabalhar a relevância para os usuários do site, o Facebook usa um algoritmo dentro de um sistema próprio que chama de EdgeRank. Esse sistema classifica todos os posts publicados baseados em três parâmetros: popularidade, relevância e tempo.

Feed de Notícias do Facebook

Para estar melhor classificado no EdgeRank e consequentemente aparecer em primeiro no mural das pessoas, seu post tem que ser o melhor nas três categorias: ter cliques, curtidas e comentários no post atual, cliques, curtidas e comentários em posts passados; e ser recente. Ou seja: quanto mais velho e ignorado seu post for, menos ele aparecerá no mural das pessoas.

E por que eu preciso estar em primeiro no mural dos usuários? Bom, se você é uma pessoa que não usa o Facebook com fins de ascensão profissional ou pessoal, não precisa mesmo. Mas se você quer que as pessoas vejam seus posts para vender, comunicar ou mesmo lançar uma marca, então você precisa e muito se preocupar com o EdgeRank do Facebook.

Por isso, daremos aqui oito dicas compartilhadas pelo PostPlanner e pelo AllFacebook, para ajudar você a conquistar de vez o mural do Facebook e deixar seus posts em primeiro sempre.

Aplicativo Perguntas

1 – Faça perguntas. Os usuários gostam de responder, comentar e opinar. Lembre-se apenas de ser relevante, saiba com quem você está falando, primeiro. O aplicativo Perguntas, próprio do Facebook, é fácil de usar e rende muitas opiniões interessantes. Use sua criatividade e faça perguntas gerais, peça a opinião dos seus fãs e saiba como eles pensam.

2 – Publique frases incompletas. Finja que é uma brincadeira rápida. Aposte em respostas simples, de uma palavra só. Ex: Hoje, tudo que eu queria era poder ___ . Espere por comentários maldosos. Mas, no geral, você verá muita participação de qualidade.

Foto sem matéria

3 – Publique fotos. As más (ou boas) línguas dizem que fotos são melhores classificadas no Facebook do que links, porque mantêm o tráfego dentro do site e evitam a dispersão. Compare o número de impressões que seus posts recebem. Quais são mais vistos? Fotos? Vídeos? Links externos? Faça testes com fotos avulsas. Se você tem uma empresa, divulgue imagens da equipe. Torne seus funcionários conhecidos.

4 – Fale sobre notícias atuais. Seja o mais recente possível. Você pode e deve ser polêmico, só não seja agressivo. Pergunte o que seus amigos ou fãs pensam sobre o que está acontecendo no dia.

Curtidas pelo Fifa

5 – Peça curtidas. Quem não arrisca, não petisca. De novo, seja coerente e relevante. Desse modo, ninguém vai se importar de votar e apoiar a sua causa. Peça diretamente a seus fãs que deixem claro se eles “concordam” ou não com seu post através do botão Curtir. Você pode se impressionar com o resultado.

6 – Atinja públicos diferentes. Fale sobre diferentes datas comemorativas, converse com diferentes grupos. Use saudações, dê bom dia, desejo um bom feriado. São pessoas com quem você está falando. Como tais, elas gostam de ser tratadas com cordialidade.

Notícia sobre o Facebook

7 – Fale sobre o Facebook. Os usuários adoram falar sobre as novidades do site, principalmente, se forem bugs novos. Esteja sempre a par da plataforma. Notícias que envolvam outras páginas, outros usuários ou imagens podem ser aproveitadas imediatamente. Se você viu algum botão novo que ainda não foi comentado, seja o primeiro a falar dele. Muitos vão querer saber do que se trata.

8 – Publique manualmente. Pode parecer loucura e certamente dará trabalho. Mas a recompensa é imediata. Como é de se esperar, o Facebook prefere trabalhar o tráfego com links próprios, por isso aplicativos externos como Hootsuite e afins tendem a conseguir menos impressões.

Faça o teste e depois nos conte. O número de impressão de seus posts aumentou? E as curtidas e comentários? Há mais fãs na sua página?

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